As abelhas nativas estão adaptadas às regiões brasileiras em que se adaptaram ao clima e vegetação de tal maneira, que seria difícil uma adaptação em outras regiões que não a de origem. Há relatos de adaptação da Jandaíra em outras regiões e até em Portugal, mas o seu desenvolvimento fica bastante prejudicado. No Sul do Brasil alguns criadores chegam a criar uma estufa em que as colônias têm um pequeno aquecimento dentro de galpões fechados e iluminados por lâmpadas incandescentes, e assim conseguem extrair uma boa produção de mel.
Mas o certo é mantermos as nativas em seus locais de incidência. A jandaíra tem por habitat o sertão nordestino; a Mandaçaia o sudeste brasileiro; a jataí está presente em grande parte do Brasil; e outras como mandurí, tiúba da Amazônia, todas em seus respectivos habitats.
Na foto vemos uma criação não-racional, feita com troncos da região, e trata-se da Tiúba do Maranhão. No Nordeste são usadas cabaças, que são o fruto de certa corcubitácea em que os cablocos tiram a parte carnosa do fruto para deixá-lo apto para servir de abrigo a uma colônia.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário