sábado, 31 de janeiro de 2009
Outro Meliponário
Meliponário observado em Nova Friburgo-RJ, em que há uma maior separação das caixas. Isso devido às duas espécies colocadas nos cavaletes, pois trata-se da Mandaçaia e da famosa Jataí, ambas, principalmente a Mandaçaia, mais encontradas no Sudeste do país, na Mata Atlântica, e por ser a Jataí das família das trigonas (torçe-cabelos), temos a razão desta separação entre as caixas. Um meliponário feito com materiais da região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Boa noite.
Moro em Nova Friburgo e quero comprar uma colméia de Jataí,o Sr. sabe com quem posso fazer contacto para fazer negócio?
Olá, Teresa. Infelizmente não posso lhe fornecer esta informação porque estava apenas a passeio pelo Rio de Janeiro, e vi, na beira da estrada este pequeno meliponário que, segundo constatei, trata-se de um escola, e que ministra aulas sobre ambientalismo. Se você mora em Nova Friburgo, deve estar próxima de alguma Mata Atlântica, e por você estar na região Sudeste, é fácil, facílimo até, conseguir colônias por meios "naturais", segundo já li. Basta para isso "besuntar" o interior de uma caixa de madeira com cera (se possível), ou própolis pura de qualquer abelha, e pode ser da apis melífera mesmo, encontrada à venda em qualquer farmácia. Infelizmente só criamos abelhas jandaíra, que são adaptadas ao clima de nossa região. Abraços e obrigado pela visita ao blog.
P.S. - Depois colocarei um post no blog sobre uma técnica eficaz de aquisição de colônias de jataí por meio de uma atração "natural" segundo o princípio que lhe mencionei anteriormente, e utilizando garrafas PET vazias. Abs.
Olá amigo,
convido vc a conhecer o meu blog: www.meliponariodosertao.blogspot.com, estamos localizados no município de Mossoró e Taboleiro Grande -RN, criamos 8 espécies de abelhas sem ferrão, com ênfase na Jandaíra devido a sua melhor adaptação a nossa região, parabens pelo seu trabalho, antes de ter o meu blog costumava visitar o seu.
att,
Kalhil Pereira
Mossoró-RN
(84) 9150 2506
Postar um comentário