sábado, 4 de outubro de 2008

Meliponário Rústico


Nesta imagem temos um meliponário rústico, e meliponários podem ser feitos com os mais variados materiais disponíveis, contanto que permitam uma estabilidade no local em que os mesmos se encontram; e também fiquem embaixo de algum local com sombra, de preferência árvores que, mesmo frutíferas, os frutos sejam de pequeno porte, para que não venham a danificar a estrutura do meliponário, que pode sofrer avarias, principalmente em sua cobertura.
A disposição das caixas deve ser feita de modo que haja um aproveitamento no espaço do terreno. Mas não deixando de manter um pequeno espaço que seja, entre as caixas, ou colônias de abelhas. Fator indispensável, principalmente quando forem feitas as duplicações de caixas.
Casas com quintais de médio porte podem servir de local para a instalação de meliponários, mas é importante que próximo à residência exista alguma área arborizada.
Muitos criadores dizem, com razão, que residências mais localizadas nas periferias das cidades são ideais, não somente devido à maior disponibilidade de campo de extração de néctar, mas, sobretudo, ficam menos vulneráveis às pulverizações de inseticidas no combate à dengue nos grandes centros urbanos, ações essas que conseguem danificar colônias de abelhas, como já verificado por nós.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esses gogós de garrafas é para evitar predadores eu quero saber? Vejo que as Colméias são numeradas e isso é importante para que poossamos nos organizar.

Anônimo disse...

Coloquei a postagem como anônimo mas o meu Imail é apismelcorrente@hotmail.com

Francisco Mello disse...

Olá amigo que perguntou sobre "gogós" de garrafas. Realmente a nossa intenção era evitar predadores colocando esses "gogós" de garrafas PET, dificultando o acesso de lagartixas e calangos à entrada do ninho, mas com o tempo e a observação chegamos à conclusão que não evitava muito, pois já surpreendi calangos maiores que usavam esses "gogós" como ponto de apoio e ficavam, assim, próximos à entrada e ao vôo das campeiras, facilitando que abocanhassem algumas abelhas em vôo, mas acho que sem essa preteção o estrago possa ser maior. Ah, e numerar as caixas é de grande valia, principalmente para ter um controle sobre as divisões das colônias. Abraços.

José Gladstone Moreira Paiva disse...

Quais são as dimensões internas das caixas que estão nesse meliponário? Gladstone Paiva / apismelcorrente@hotmail.

José Gladstone Moreira Paiva disse...

Quais são as dimensões internas das caixas que estão nesse meliponário? Gladstone Paiva / apismelcorrente@hotmail.com