quinta-feira, 22 de maio de 2008

PNN - A Evolução


A caixa PNN, idealizada pelo Professor Paulo Nogueira Neto, pode ser tida como o modelo mais racional em termos de criação de abelhas sem-ferrão, ou abelhas indígenas, ou nativas. Praticamente com a PNN podemos dizer que nasceu o termo "meliponicultura", pois mostrou eficaz ao praticar uma criação de melíponas semelhante à criação das abelhas apis, ou as européias e africanizadas aqui aclimatizadas.
Esta caixa permite uma ação menos prejudicial à colônia, pois a interferência no "ninho" se dá através das melgueiras na parte de cima da caixa, ficando o primeiro andar, ou o "chão" da caixa onde está o ninho, ou os discos de cria e potes de pólen, intactos. Daí que a colônia sofre pouco e volta à sua atividade normal em pouco tempo.
As caixas devem ser de tamanhos variados, dependendo da abelha que está sendo criada, pois abelhas melíponas, maiores, como a mandaçaia, tiúba, jandaíra, requerem medidas maiores, maiores espaços internos; ao passo que as trigonas, menores, requerem espaços menores, fazendo com que tenhamos dois ou três tipos de caixas PNN quanto ao tamanho.

Nenhum comentário: