domingo, 24 de janeiro de 2010

O Poder das Plantas

Falar de plantas, ler sobre plantas, "visualizar" plantas, estudar plantas, se torna quase que um caminho natural para quem trilha ou toma contato com o incrível mundo das abelhas. E sabemos que as plantas estão na cadeia alimentar dos seres vivos como elemento principal, e nós, seres humanos, temos as plantas seja como os principais fornecedores dos nutrientes necessários à manutenção de nossa estrutura corpórea, seja como fonte de manutenção da estrutura corporal de outros seres vivos responsáveis pela nossa cadeia alimentar/nutricional.
Mas, além de fornecerem os alimentários básicos de toda uma cadeia alimentar, há muito se vem constatando que as plantas podem fornecer algo além do que a manutenção corpórea dos seres vivos que delas dependem. As plantas, ou determinadas plantas têm o poder, através de seus princípios ativos, de fazer com que a estrutura biológica dos seres vivos funcionem da melhor maneira possível, seja evitando desgastes, seja colocando os seus princípios ativos como coadjuvantes no funcionamento biológico dos seres vivos.
Várias são as pesquisas nesse sentido, e muitas se baseando no que secularmente, ou milenarmente os povos de todos os continentes conseguiram graças à observação dos efeitos das plantas e seus derivados no organismo.
E para quem quer ter mais informações sobre plantas e seus efeitos, tem esse blog muito bom, que dá dicas de como utilizarmos plantas visando o bem-estar corporal: http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/receita-de-babosa-contra-o-cncer.html

As abelhas se nutrem, e nutrem as suas colônias a partir do néctar extraído das flores das plantas, e nesse néctar está contido, também, os princípios ativos dessa mesma planta, que também se encontram em outros componentes das plantas, como frutos, seiva, folhas, etc.
É de se pensar como o mel das abelhas sem-ferrão, ou indígenas, ou melíponas, é rico desses princípios ativos, haja vista que as abelhas sem-ferrão, segundo criadores e pesquisadores, não são seletivas como as abelhas européias, ou a africanizada que aqui se aclimatizou, pois essas abelhas com ferrão só "visitam" determinadas floradas, não são como as "sem ferrão", ou indígenas, que não dispensam flores, pois as sem ferrão visitam todas as flores que se acham em seu raio de ação, sem o caráter de seletividade notado nas apis (abelhas com ferrão). Daí que é fácil constatar o poder medicinal de tais méis.
Então temos uma ótima razão para valorizarmos não somente determinadas plantas que se acham úteis para a nossa saúde, ou a manutenção da mesma, como não há como não valorizar o mel fabricado pelas abelhas indígenas, ou sem ferrão, pois esses méis são "fabricados" a partir da colheita de vários tipos de néctar, das mais variadas flores e plantas, tornando, assim, um ótimo meio de colocarmos em nosso organismo nutrientes os mais variados e que atuam de alguma maneira na prevenção ou tratamento de males que acometem os seres humanos em algum momento de suas vidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o blog, amigo. Parabéns. Fred.

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo,
esse assunto "plantas",com certeza me interessa muito,pois,como você sabe adoro abelhas nativas,e consequentemente as plantas são importantíssimas para as abelhas e para nós seres humanos.
Muito boa a matéria...

Um abraço.

Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.