sábado, 31 de janeiro de 2009

Outro Meliponário


Meliponário observado em Nova Friburgo-RJ, em que há uma maior separação das caixas. Isso devido às duas espécies colocadas nos cavaletes, pois trata-se da Mandaçaia e da famosa Jataí, ambas, principalmente a Mandaçaia, mais encontradas no Sudeste do país, na Mata Atlântica, e por ser a Jataí das família das trigonas (torçe-cabelos), temos a razão desta separação entre as caixas. Um meliponário feito com materiais da região.

3 comentários:

tereza disse...

Boa noite.
Moro em Nova Friburgo e quero comprar uma colméia de Jataí,o Sr. sabe com quem posso fazer contacto para fazer negócio?

Francisco Mello disse...

Olá, Teresa. Infelizmente não posso lhe fornecer esta informação porque estava apenas a passeio pelo Rio de Janeiro, e vi, na beira da estrada este pequeno meliponário que, segundo constatei, trata-se de um escola, e que ministra aulas sobre ambientalismo. Se você mora em Nova Friburgo, deve estar próxima de alguma Mata Atlântica, e por você estar na região Sudeste, é fácil, facílimo até, conseguir colônias por meios "naturais", segundo já li. Basta para isso "besuntar" o interior de uma caixa de madeira com cera (se possível), ou própolis pura de qualquer abelha, e pode ser da apis melífera mesmo, encontrada à venda em qualquer farmácia. Infelizmente só criamos abelhas jandaíra, que são adaptadas ao clima de nossa região. Abraços e obrigado pela visita ao blog.
P.S. - Depois colocarei um post no blog sobre uma técnica eficaz de aquisição de colônias de jataí por meio de uma atração "natural" segundo o princípio que lhe mencionei anteriormente, e utilizando garrafas PET vazias. Abs.

Meliponário do Sertão disse...

Olá amigo,
convido vc a conhecer o meu blog: www.meliponariodosertao.blogspot.com, estamos localizados no município de Mossoró e Taboleiro Grande -RN, criamos 8 espécies de abelhas sem ferrão, com ênfase na Jandaíra devido a sua melhor adaptação a nossa região, parabens pelo seu trabalho, antes de ter o meu blog costumava visitar o seu.

att,

Kalhil Pereira
Mossoró-RN
(84) 9150 2506