sábado, 17 de maio de 2008

Qual o Melhor Tipo de Madeira Para as Caixas?

Na experiência que temos em nosso meliponário, depois de anos de lida com as jandaíras, através da observação e do que pesquisamos chegamos em algumas conclusões quanto ao tipo de modelo de caixa que se aproximasse do "ideal", tanto na praticidade da lida, como na colheita do mel, quanto na maneira de abrir e interferir no desenvolvimento da colônia.
Quanto ao tipo de madeira, usamos vários tipos, desde o compensado naval, passando pelas madeiras mais nobres como maçaranduba, até a chamada madeira de construção, que são aquelas tábuas mais fáceis de serem encontradas, como mais acessíveis em termos de preço.
Se nas madeiras maciças, ou mais nobres, temos uma perspectiva muito longa em termos de conservação e também à sua imunização quanto a cupins, ela é mais pesada na lida, e é mais cara, além de ser mais difícil o manuseio, pois requer mais força e energia no seu corte. Devem ser utilizados principalmente no tipo PNN; mas se mostrou eficaz no modelo mais convencional aqui do Nordeste, como o modelo mostrado na figura acima.
No chamado compensado naval, o mesmo se tornou muito durável, se pintado e protegido da chuva, mostrando-se bem acessível em termos de preço, apenas dificultando quanto à confecção das caixas, pois se mostrou melhor adaptado em um modelo híbrido PNN/Uberlândia, que desenvolvemos.
Já as madeiras menos nobres e mais fácil de ser encontradas, elas têm a vantagem de, ao serem escolhidas, ou selecionadas, já virem em um formato que facilita a confecção no modelo acima mostrado, mas mesmo pintadas, não impediu que os cupins tomassem conta e "denotassem" caixas que têm a sua vida útil diminuída, na média, em cinco anos, dependendo da infestação dos cupins, que são o pior inimigo para este tipo de caixa, pois são "porosas" mais leves e os cupins têm uma prefer~encia, como podemos notar, e não adiantou combater os cupins, pois eles vêm de todos os lados, ultrapassam até a graxa que colocamos nos pés das preteleiras. Mas essas madeiras compensam essa porosidade por serem mais espessas, e fáceis de serem trabalhadas.
Por isso, antes de escolher a madeira, devemos primeiro definir o modelo, para depois usar um tipo de madeira que vá de acordo com o local em que a mesma esteja, se protegida da chuva ou não, e dependerá do manuseio pretendido para o meliponário, pois pode-se escolher madeiras menos nobres e depois, com o tempo - e a ação dos cupins - simplesmente substuímos por caixas novas.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito desta postagem, gostaria só de tirar uma dúvida, de saber se a madeira da árvore CATANDUVA é boa. Meus agradecimentos

GUGA AZEVEDO disse...

Gostaria de saber se posso fazer caixa com compensado naval?